Ambiente para Vinhos

   Transformar um ambiente numa adega ou aproveitar parte de sua sala para armazenar seus vinhos pode ser uma solução que, além ter de ótimo custo-benefício,, também é puro charme. “Ter uma adega especial em casa ou uma climatização de ambiente já começa a valer a pena a partir de 500 garrafas”, afirma Lourival Mariano, Presidente da Lor Cave.

   A climatização de ambiente é ideal para quem pretende transformar um dos ambientes da casa, como um quarto, numa adega; já as adegas especiais são mais indicadas para quem possui uma sala enorme e opta por fazer sua adega nesse espaço. "Para esses casos, projetamos um novo ambiente dentro da própria sala, utilizando uma das paredes e fazendo as outras três em madeira, vidro ou alvenaria", explica. Os projetos, além de conservar adequadamente as garrafas, ainda funcionam como decoração requintada e, certamente, o lugar mais visitado da casa.

    Mas não é só de estética que é feita uma boa adega. A Lor Cave, por exemplo, faz cálculos quanto aos equipamentos adequados para cada projeto. Calculam-se quantas pessoas irão entrar e sair da adega e com qual frequência, o quanto de isolamento terão as paredes, se terão vidro ou não, quantas garrafas a adega irá comportar, se haverá outro equipamento dentro do ambiente que produz calor (como uma mini-adega, por exemplo). Só então, pode-se saber qual o condensador - equipamento que fica fora da adega - e o evaporador - que fica dentro do ambiente - ideais. Todo esse planejamento garante que as garrafas permaneçam em temperatura e umidade corretas. "Projetos em locais próximos a piscinas ou em cidades litorâneas, por exemplo, requerem cálculos diferentes".


"Temperatura de guarda é uma coisa, temperatura de consumo é outra. E ambas devem ser respeitadas", explica o Presidente da Lor Cave que completa: "O vinho é o segundo líquido vivo, deve ser tratado com delicadeza e cautela". Se garantidas as condições ideais para seu armazenamento, o resto é só de deleite.



Lourival Mariano faz uma analogia e compara uma adega a um cofre, onde se guardam preciosidades e, por isso, deve ser muito bem escolhida: " encomendar uma climatização e, depois de investir nos equipamentos, refazer o trabalho depois sai bem mais caro.. E ainda dizer que "A conservação não estava boa na minha adega”

em alguns momentos estava praticamente congelada e, em outros, parecia uma sauna". Para evitar transtornos e não perder seu investimento, faça uma boa pesquisa antes de tomar a importante decisão de construir sua adega.

      Certo de sua opção, o próximo passo é escolher, junto ao fabricante, a aparência da nova casa de seus vinhos: com acabamento em madeira, metálico, em aço escovado ou não, ou de vidro, a festa é sua. Uma adega para 700 garrafas, por exemplo, fica bem num espaço de 1,5 X 2 m.    Os garrafeiros também serão projetados e os nichos para as garrafas devem ser bem divididos: nichos em forma X para rótulos repetidos; nichos para garrafas de tamanhos avantajados, e até áreas de exposição, onde os rótulos ficam expostos e charmosos para as visitas.

Líquido vivo

"Em condições adequadas, um vinho vive o tempo que ele foi feito para viver, sejam dois ou vinte anos", garante Lourival. A mais importante função da adega é manter a temperatura de guarda - comum para todas as cores de vinho, com exceção dos brancos que devem ser guardados em temperaturas mais baixas. "Para os brancos, pode-se optar por uma mini-adega dentro do ambiente". Já as champanhe e espumantes podem ser armazenadas junto aos tintos (99% dos clientes de climatização são consumidores de vinho tinto) e retirados pouco antes de servir para serem resfriados.


Solicite Orçamento

Solicite Orçamento

   Saiba o custo para montar sua Adega Climatizada, a Lor Cave projeta e encaminha para a melhor solução

LOR CAVE © Todos os direitos reservados | Site Oficial Lor Cave

Nossos Canais de atendimento:

Central de Atendimento ao Cliente (Clique aqui)

WhatsApp Comercial: +55 (11) 9.8493-3782 Telefones: +55 (11) 3453-5002

Horário de atendimento de segunda a sexta das 09:00 às 17:00 (não atendemos sábados, Domingos e feriados)


Disponível no Google Lor Cave nas redes Sociais